terça-feira, 30 de abril de 2013

Poetisa - Evany Neves - Negra Vana



Poetisa - Evany Neves

Evany Neves nasceu em São Paulo, no Bairro da Vila Prudente, no dia 14 de janeiro de 1960, Ainda recém-nascida seus pais mudaram para Vila Formosa onde passou toda sua adolescência. Mudou-se para o bairro de Guaianases aos dezoito anos, Onde casou e teve seis filhos. 
Negra e de família humilde, Evany enfrentou diversos preconceitos. Começou a escrever ainda na adolescência, e encontrou na poesia uma maneira de expressar seus pensamentos e manifesta-los sobre a realidade que a cercava. Suas poesias entre outras coisas apontam para os antagonismos que permeiam a sociedade.
Começou a trabalhar aos quatorze anos como costureira para ajudar na renda familiar Mesmo depois de casada e com seus filhos ainda pequenos, não parou de trabalhar. Desenvolveu diversas atividades desde a marceneira, à merendeira numa Escola Pública de Guaianases, onde tentou concluir os estudos sem sucesso. 
Evany foi obrigada a interrompe sua produção literária após ter ficado tetraplégica em 2009, Após uma cirurgia mal sucedida. Atualmente a poetisa busca o patrocínio de editoras para lançar seu primeiro livro de poesias.


Por: João Cairo & Mano Chel


Abaixo leia uma de suas poesias


NEGRA VANA

Catiça de negra Vana
Pega moço e velho sem vê
Negra feita menina ou mulher
Doce como chocolate no pavê

Pode ser mandinga o seu sorriso
Até mesmo seu jeito de andar
Carícia de negra Vana tem veneno
Dilacera no peito até matar

Mulher cheia de malícia
Que se faz menina manhosa
Mas é forte de muita substância
É fera de garras poderosas

Pede com jeito, mas os olhos ordenam.
Faz com carinho e seu amor atarraxa
Fala baixo, mas grita no coração.
Dança e canta como uma carrasca.

Todos a chamam negra Vana Leviana
Pelo seu jeito de ser
Mas o sofrimento de negra Vana
Ninguém poderá abater

Deixar ela com seu riso escandaloso
Com seu requebrado impiedoso
À noite tudo muda, na escuridão.
Negra sorriso, lava com lágrimas o coração

E então, escandaloso é seu sofrimento.
Impiedoso os açoites de sua vida
A magoa é quem lhe é leviana
A dor que é amiga de negra Vana

Às vezes negra, neguinha, negona.
Às vezes menina, moça, mulher.
Ora amiga, amante, companheira
Nega Vana é sempre muito faceira

Mulher que derruba as barreiras
Em busca de seu ideal, e se faz única em seu astral, 
Sorri na guerra e chora por amor
Confundindo os poetas com seu furor.


Autora: Evany Neves

domingo, 28 de abril de 2013

Filme - Elas Me Odeiam, Mas Me Querem


Filme: Elas Me Odeiam, Mas Me Querem - Drama/Romance (Ano 2004)

Só mesmo o diretor Spike Lee poderia ser autor de uma obra prima desse porte um romance dramático feito com humor, seu nome original é “She Hate Memais no Brasil saiu com o nome “Elas Me Odeiam, Mas Me Querem” esse filme contesta os valores morais e costumes da sociedade que vivemos onde buscamos a ética e justiça porem o licito e ilícito se confundem com o injusto e justo estimulando a reflexão, a trama rola em um clima descontraído, tenso e intenso deixando uma pergunta no ar, quanto vale uma vida?


Por: Mano Chel


Trailer do filme



sábado, 27 de abril de 2013

Album - MM - Marisa Monte


Cantora – Marisa Monte
Album: MM (Ano 1989)

O álbum MM é simplesmente um clássico da MPB que marca o fim dos anos 80 e o começo dos 90 foi lançado originalmente em 1989 sendo o disco mais vendido desse ano dando inicio a brilhante carreira que Marisa Monte iria seguir, nesta obra inicial a cantora e compositora estreia apenas como uma interprete de grandes compositores dando vida as musicas de Candeia, Luiz Gonzaga, Tim Maia, Arnaldo Antunes entre outros misturando MPB, Jazz, Blues, Samba, Axé, Reggae, Forro e etc. Representando a diversidade musical brasileira com habilidade ganhando o titulo com mérito de cantora mais afinada do país em sua geração e reflexo disso é esse álbum que foi gravado na raça em um especial da extinta TV Manchete ao vivo e segundo o produtor Nelson Mota o disco não teve nem uma correção de voz no estúdio algo ousado para uma artista iniciante que com sua ousadia construiu a primeira de suas obras primas.


Por: Mano Chel





Abaixo alguns vídeos do especial





quinta-feira, 25 de abril de 2013

Filme - Ali


Filme: Ali - Drama/Biografia (Ano 2002)

Baseado na historia de Mohamed Ali um dos maiores boxeadores de todos os tempos e acima de tudo um homem que nunca baixou a cabeça para o sistema. O curioso é que se tratando de um filme hollywoodiano ele foi muito pouco divulgado aqui no Brasil talvez por conter forte mensagem politizada que estimule a auto-estima e cidadania ao contrario dos típico besteiróis alienantes que a indústria empurra goela a baixo, porem se você é um apreciador do cinema de qualidade não perca tempo e assista uma das melhores interpretações que Will Smith já fez em sua carreira como ator.


Por: Mano Chel




Trailer do Filme


terça-feira, 23 de abril de 2013

Album - Mos Def e Talib Kweli Are Black Star


Album - Mos Def e Talib Kweli Are Black Star (Ano 1998)

Esse álbum é uma parceria de dois rapper´s renomados do Brooklyn, Nova York conhecidos como Mos Def e Talib Kweli em inicio de suas carreiras após a ascensão da coletânea Lyricist Lounge lançada pelo selo Rawkus Records os dois pretenderiam lançar seus projetos individuais porem resolveram adiar para fazerem um projeto colaborativo aproveitando a química entre os dois artistas o álbum foi batizado como Black Star em homenagem a uma linha de transporte fundada pelo líder Marcus Garvey que é considerada um símbolo da luta pelos direitos civis dos afro-americanos sendo assim o disco trata de vários assuntos de questões filosóficas aos tempos modernos e a vida no gueto também fazem homenagem a Tupac Shakur e Notorious B.I.G nas musicas “Definition” e “RE: DEFinition” citando a morte prematura deles e dizendo que não é fácil ser um emcee, o disco tem a participação especial de Weldon Irvine, Vinja Mojica, Common, Wordsworth, Punchline e 50% da produção fica por conta do talentoso Hi-Tek simplesmente classic obrigatório na coleção de qualquer apaixonado pelo rap undergound.


Por: Mano Chel



Videoclipes 



  

Evento - Virada Cultural 2013 - Hip-Hop e Black Music em Destaque Com Direito a Palco Principal


Hip-Hop e Black Music em Destaque na Virada Cultural 2013 Com Direito a Palco Principal
Racionais MC's, Black Star e George Clinton

É mais que simbólico o primeiro contrato firmado entre um artista brasileiro e a Virada Cultural 2013, foi com o melhor grupo de rap brasileiro de todos os tempos Racionais MC’s que estão de volta apos um show tumultuado em 2007 que tinha sido sua ultima apresentação no evento agora em 2013 dão a volta por cima sendo a principal atração e se apresentarão no centro de São Paulo no maior palco da Virada, o da praça Júlio Prestes e não serão só os eles, estará presente também um nome de peso do hip-hop norte-americano dos anos 90, o duo Black Star (Mos Def e Talib Kweli) e a história da cultura black também estará representada no mesmo palco com uma lenda do original funk conhecido mundialmente como George ClintonAs duas atrações internacionais foram viabilizadas graças a outra novidade um acordo selado entre a Prefeitura de São Paulo e o Sesc, que pela primeira vez sairá de suas unidades para se tornar parceiro na realização de shows de rua na Virada. A instituição se responsabilizará pelos custos da vinda de Black Star e George Clinton que devem se alternar entre os shows na rua da Virada e em unidades do Sesc. 



Por: Mano Chel


Saiba mais sobre a virada cultural abaixo no site oficial
http://viradacultural.org/




segunda-feira, 22 de abril de 2013

Livro - Manual de Sobrevivência do Negro no Brasil



Livro - Manual de Sobrevivência do Negro no Brasil (Ano 1993)

Esse livreto composto pela parceria do escritor Arnaldo Xavier e do chargista Maurício Pestana vem através de quadrinhos nada tropicais com uso de humor negro feito de forma politizada com o intuito de denunciar o racismo que o negro brasileiro sofre diariamente e assim de forma indireta desconstrói o mito criado pelo sociólogo Gilberto Freyre de que no Brasil não existe preconceito e as raças se misturam naturalmente.


Por: Mano Chel


Confira abaixo algumas charges retiradas de "Manual de Sobrevivência do Negro no Brasil" lançado em 1993.









Conheça outros trabalhos do cartunista Maurício Pestana abaixo em seu site oficial







domingo, 21 de abril de 2013

Filme - Febre do Rato



Filme: Febre do Rato - Drama (Ano 2011)

A trama conta a historia de um poeta anarquista pernambucano chamado Zizo autor de um jornalzinho independente local nomeado Febre do Rato feito para divulgar suas poesias e a sua forma de enxergar o mundo que fica totalmente do avesso quando se apaixona por Eneida e não é correspondido por esse amor. O filme é passado em preto e branco nas cores das paginas de um fanzine sendo algo que foge extremamente do convencional e conta com um grande elenco de atores Irandhir Santos, Nanda Costa, Matheus Nachtergaele dirigido por Cláudio Assis indico ele a pessoas que gostam de filmes alternativos por que esse em questão é do tipo que nunca ira passar na TV.


Por: Mano Chel


Abaixo assista o filme completo



sábado, 20 de abril de 2013

Álbum - The Idea of Beautiful - Rapsody

Rapper - Rapsody
Álbum: The Idea of Beautiful (Ano 2012)

Rapsody é Considerada por vários especialistas de Hip-Hop a melhor Emcee feminina contemporânea que apareceu nos últimos anos ela já arrebentava em suas Mixtapes, mandou muito bem em seu ultimo EP e agora com seu Álbum de estúdio lançado "The Idea of Beautiful" ninguém mais segura a garota prodígio do produtor 9th Wonder, só tenho a dizer que esse disco é um prato cheio pra quem ama o rap raiz.


Por: Mano Chel


Videoclipes












Filme - Cadillac Records


Filme: Cadillac Records - Musical/Drama (ano 2008)

Esse filme é baseado na historia da gravadora Chess Records que se inicia nos anos 50 e foi a responsável por tirar o Blues dos campos e levar para indústria musical americana através de Muddy Waters (Jeffrey Wright) homem que trocou o violão pelo som da guitarra sempre acompanhado pelo gaitista Little Walter (Columbus Short), esse selo acompanhou as tendências da época sendo um dos percussores do Rock Roll lançando Chuck Berry (Mos Def) e assim  também reinou no R&B com Etta James (Beyoncé Knowles) com quem o proprietário Leonard Chess (Adrien Brody) terá uma irresistível paixão. Indico esse filme a todos que são apaixonados pela black music como eu.


Por: Mano Chel


Abaixo assista o filme completo e dublado


sexta-feira, 19 de abril de 2013

EP - Religion - CharlieRED


Duo – Charlie RED
EP: Religion (Ano 2012)

O EP Religion do Duo Charlie RED formado pela parceira do cantor e compositor Rocki Evans e do produtor Cobaine Marfim é uma ótima opção para quem curte guitarras e baixos no estilo blues aliados a suaves harmonias que passeiam pelo Soul e R&B complementadas por fortes batidas de Hip-Hop embaladas em belas melodias cantadas por uma voz de timbre intenso e marcante sendo assim esse EP é uma ótima opção para quem gosta dessa mistura musical diversa que fará o ouvinte viajar por vários gêneros da black music.


Por: Mano Chel


Vídeoclipes






Mixtape - Dinheiro Sexo Drogas e Violência de Costa a Costa


Grupo - Costa a Costa
Mixtape: Dinheiro Sexo Drogas e Violência de Costa a Costa (Ano 2007)

Talvez você já tenha escultado eu já tinha ouvido falar mais ainda não tinha botado nas caixas de som pra conferir e quando coloquei tomei um susto tipo, caralho que som foda... não acreditei que a parada era de 2007 e eu não conhecia, em minha humilde opinião é o melhor grupo de rap dos últimos anos o nome é "Costa a Costa" os manos são de Fortaleza e trazem algo realmente novo para o rap brasileiro bem diferente dos seguidores de Racionais Mc´s Facção Central, não tem nada a ver com essa geração Noiz e muito menos com o pop Pollo os caras são originais quem não conferiu confira a clássica Mixtape "Dinheiro Sexo Drogas e Violência de Costa a Costa".  

Por: Mano Chel

Videoclipe
Documentário


quinta-feira, 18 de abril de 2013

Filme - Mais e Melhores Blues


Filme: Mais e Melhores Blues - Drama/Musical (Ano 1990)


Recomendo esse filme a todos os músicos de plantão, aqui no Brasil foi batizado como "Mais e Melhores Blues" mais seu nome original é "Mo' Better Blues" sua trama relata a historia de um trompetista líder de uma banda de jazz que tem duas belas namoradas mais sua verdadeira paixão é a tua musica o resto ele vai deixando em segundo plano, porem um dia um acontece um fato inusitado que mudara completamente a vida do personagem Bleek interpretado brilhantemente por Denzel Washington. Essa obra prima é um excelente drama, com uma pitada de comedia e uma ótima trilha sonora dirigida por Spike Lee.
                                                                                                                       

Por: Mano Chel


Trailer do filme 



quarta-feira, 17 de abril de 2013

Documentário - The Hip Hop Project

Documentário: The Hip Hop Project (Ano 2006)    

Esse documentário é sobre um projeto de composição, produção e gravação de uma coletânea de rap com jovens adolescentes das comunidades de Nova York que através dessa iniciativa artística se encontram como cidadãos exercendo a cidadania e mostrando que a cultura hip hop e a musica rap estão alem do mainstream e do entretenimento da industria por que essa manifestação cultural naturalmente manifesta os sentimentos, historias e criticas através da voz dos oprimidos e excluídos da sociedade central em relatos declamados pelos filhos do Gueto não é atoa que o hip hop tem representantes em toda parte do mundo mais sempre se destaca nas metrópoles por que tem o coração urbano e nasceu na precariedade e desigualdade da selva de pedra gritando por liberdade nem que seja de expressão.


Por: Mano Chel

Trailer do documentário  


                                                                           

Livro - Pergunte a Quem Conhece: Thaide




Resenha do Livro Biografico - Pergunte a Quem Conhece: Thaide (2004)

Pergunte A Quem Conhece é uma autobiografia escrita pelo repórter César Alves que conta a vida de Altair Gonçalves mais conhecido como Thaide, um dos primeiros rapper’s do cenário brasileiro, a qual sua historia se confunde com a chegada da cultura Hip Hop no Brasil.
No começo dos anos 80 Thaide, conhece o hip hop em uma noite assistindo o programa de TV Comando da Madrugada apresentado por Goulard de Andrade onde vê Nelson Triunfo dançado uns passos de break em um baile da Chic Show e naquele momento decide que teria que aprender aquela dança que viraria uma febre nacional depois do filme Beat Street daí em diante formaria seus primeiros grupos de break que se apresentariam no programa de TV Barros De Alencar onde em uma competição conheceria Marcelinho Back Spin de um grupo rival e resolvem juntar forças e formar o renomado grupo de break Back Spin um dos mais antigos e considerados até os dias de hoje uma instituição da dança de rua no Brasil esse grupo seria um dos fundadores do point metro São Bento lugar onde o hip hop ganharia força e visibilidade nos veículos de comunicação. Na São Bento onde alem de os B. Boys que dançavam na rua freqüentavam também, Dj’s que divulgavam suas festas, Grafiteiros que discutiam sua arte e Mc’s que ficavam fazendo um som na lata de lixo e nesse ambiente que Thaide conheceria Nasi e André Jung do grupo de rock Ira com quem produziriam uma musica sua chamada Consciência (e seus dois primeiros discos) teria um convite para lançar essa musica pela extinta gravadora CBS, mas recusaria. No ano seguinte junto a outros grupos de rap sairia na coletânea Hip-Hop Cultura de Rua (a primeira de repercussão nacional do gênero lançada em 1888) ao lado de seu parceiro Dj Hum que o conheceu na Archote (um baile que frequentava e Humberto era Dj residente em 1987) formando a dupla Thaide e Dj Hum e faria muito sucesso com a musica Corpo Fechado (o primeiro rap popular brasileiro) daí em diante viriam os discos solo da dupla sendo eles: Pergunte A Quem Conhece (1989), Hip Hop Na Veia (1990), Humildade E Coragem São Nossas Armas Pra Lutar (1992), Brava Gente (1994), Preste Atenção (1996) e Assim Caminha A Humanidade (2000) o ultimo da dupla que se separaria após 15 anos de carreira para se dedicarem a projetos pessoais.
Mais Thaide continua escrevendo sua história e prova disso é esse livro que foi escrito entre passagens de som de shows e intervalos de palestras por isso trás um clima intimo entre o leitor e o personagem mais apesar de tal fato essa obra é uma das mais completa sobre hip hop brasileiro por que não é um universitário fazendo uma tese de mestrado estudando a cultura, nem um jornalista oportunista querendo pegar a onda do momento e sim quem fez e faz parte da sua ciência e surgimento ajudando a cultura florescer, como diz o titulo do livro é quem conhece que esta falando então preste atenção como diz uma de suas musica por que Thaide vai falar agora através da literatura.


Por: Mano Chel

Bibliografia:
ALVES, César. PERGUNTE A QUEM CONHECE THAIDE. Edit, Laboratexto. São Paulo. 2004